Artigo
A educação contra a violência e a intolerância nas relações sociais
ARANHA, Marciane Freitas
RESUMO:
Neste trabalho será elaborado um serie de levantamentos que leva em consideração a infância e o desenvolvimento das perspectivas da evolução do pensamento sobre a educação infantil. Levando em consideração processo de formação do cidadão, é conveniente que se trabalhe a inserção das crianças no meio da mistura de culturas que acontece nos dias de hoje nas relações sociais. Ainda sem esquecer-se de se preocupar com a orientação para que a propagação da violência não impere no meio social que as crianças vivem.
PALAVRAS CHAVE: infância, cultura, educação, violência.
INTRODUÇÃO.
Diante da perspectiva de uma educação voltada para o desenvolvimento da criança como cidadã e consciente de seus direitos e deveres, surgiu a necessidade da elaboração de um trabalho voltado para a compreensão e estruturação das metodologias a serem adotadas e as metas a serem alcançadas. Com isso, observar e tratar a infância como ela deve ser verificada tem sido de fundamental importância.
Nos dias de hoje, as relações sociais foram intensificadas e, como consequência, a mistura de diferentes culturas tem sido bem frequentes. Fazer com que a criança aprenda a lidar com esse tipo de situação pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades de respeito e compreensão que os indivíduos devem ter uns com os outros.
Neste trabalho será exposto uma serie de fatores que determinam a elaboração de uma prática voltada para educação infantil, levando em consideração seus aspectos específicos e procurar conceitua-la da melhor forma possível, sendo que a procura pela compreensão das diferentes culturas deve ser fundamental.
Também não podemos esquecer que a intolerância pode gerar violência, o que acarreta sérios problemas para a formação do cidadão. E essa violência pode ser um perigo por ser praticada contra as crianças ou por crianças, o