Artigo wong kar wai
PALAVRAS CHAVE Wong Kar Wai; Um Beijo Roubado; 2046: Os Segredos do Amor; Estilo; Cinema; Filmes; Análise; Características.
INTRODUÇÃO
Ousadia e inovação no cinema chinês. Transitoriedade, migração e solidão são temáticas constantemente abordadas por Wong Kar Wai no decorrer de sua obra. A predileção por um ambiente urbano contemporâneo e sufocante como cenário principal de seus filmes e o destaque para o mundo sombrio do crime em Hong Kong trazem uma aproximação do gênero do diretor com o gângster. Porém, as características do cinema de Wong não se limitam aí. Kar Wai é também, um especialista em romances. Seus filmes são de uma sensibilidade impressionante. A trilha sonora é fantástica, e tem perfeita afinidade com o universo de seus personagens, retratando sempre suas emoções, angústias e incertezas. A qualidade das fotografias nos filmes do cineasta é mantida graças a uma constante parceria com o diretor de fotografia Christopher Doyle. A união de sucesso entre os diretores resultou no prêmio de Melhor Cinematografia pelo New York Film Critics Circle e da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema por 2046: Os Segredos do Amor, filme de 2004. Outra característica do diretor é a aproximação de suas obras com a realidade. Wong procura em seu trabalho, transpor fragmentos da vida real para as telas de cinema. Diego Y. Anami, autor de um artigo sobre o filme “Um Beijo Roubado” afirma:
Os recortes, os filtros, as luzes, os enquadramentos, as mudanças na velocidade, as músicas, os silêncios, as palavras e as expressões formam filmes que são como lembranças visuais. (RUA, Revista Universitária do Audiovisual – Edição nº48 Maio/2012)
Anami diz ainda que “é praticamente impossível sair do