Artigo sobre o nosso futuro
A cada dia que se passa mais essa dúvida atormenta a maioria dos jovens.
Hoje, mesmo com todas essas facilidades de entrar na universidade (a partir do ENEM, PROUNI, SISU, FIES, CNPq, vestibular tradicional, etc.) escolher o que fazer para ter sucesso profissional e estabilidade pessoal é um fardo e tanto.
O ideal seria que nós estudantes, pensemos em entrar no mercado de trabalho após algum tempo de estudo na educação superior, quando o estágio se mostra necessário para nosso desenvolvimento profissional. Mas a realidade não é esta, de acordo com o IBGE, a partir do ultimo senso feito em 2012, cerca de 7milhões de alunos cursam o ensino superior, mas somente 38% concluem. Provavelmente por falta de condições financeiras, diante disso podemos perceber a importância do estágio, que ajuda a custear (no transporte, livros, alimentação, etc.) o curso.
Mais antes de se apavorar com a nossa realidade, é preciso olhar com calma para você. Como assim?
Em quais áreas você tem facilidade de aprendizagem;
Onde se sente bem trabalhando;
Procura estabilidade ou uma constante procura;
Com o que você tem facilidade de lidar, caso com pessoas, procure o grupo que mais se adéqua:
Após tudo isso você descartará muitas possibilidades que não fazem parte do seu caráter.
E para aqueles que querem esperar mais um pouco de tempo para decidir o seu futuro profissional, temos aqui abaixo dicas que podem te ajudar nesse caminho.
Faça um currículo de forma correta, e tente novas possibilidades.
Tente trabalhos temporários e descubra novos gostos.
Se já está quase certo de qual área quer seguir, faça um curso e tenha como aliado à certeza.
Antes de tudo isso, não se esqueça de seus valores e não deixe de lado aquilo que te faz bem, afinal é o seu futuro que está em jogo, para que não se torne mais um qualquer, seja você e tenha em mente sempre, que estar fazendo o que te faz bem é estar feliz. Tenha calma, determinação, curiosidade e vontade