dificuldades do ensino da matemática no ensino medio
Suelen Abreu Lima1
Robson Porto2
João Batista Brum3
Resumo O presente trabalho consiste no relato de experiência do estágio curricular supervisionado IV do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas, realizado na escola E.E.E.B. Francisco Brochado da Rocha – CIEP, no período de 02 de outubro até 30 de outubro de 2014, em uma turma de 1º ano do ensino médio. Na experiência o que mais me chamou atenção foram a grande dificuldade em que os aluno tem em realizar operações básicas, principalmente aquelas trabalhadas lá nas séries finais do ensino fundamental, por isso meu foco foi rever todos esses conceitos já trabalhados com eles mais que muitos além de ter dificuldades as vezes até nem lembram mais.
Introdução
Os problemas que se apresentam no processo de ensino da Matemática em todos os níveis não são de agora. Assim como não é novo o desassossego que ele provocam em alguns professores e alunos. Os problemas são muitos, variados e difíceis, seria sempre arriscado tentarmos abordá-los na sua totalidade, Por isso iremos refletir sobre algumas das causas que ao meu ver dificultam a aprendizagem no ensino da Matemática.
A Matemática está sempre em uma contínua expansão e revisão dos seus próprios conceitos. Não se deve tratar a Matemática como uma disciplina fechada e desligada da realidade. Ao longo do tempo, ela esteve ligada à várias áreas do conhecimento, ajudando nas questões e necessidades do homem, ajudando-o a construir o mundo que nos rodea.
Porém, mesmo sendo importante a disciplina da Matemática tem às vezes uma impressão negativa que influencia os alunos, alterando até mesmo o percurso escolar. Eles sentem dificuldades na aprendizagem da Matemática e muitas vezes são reprovados na disciplina, ou então, mesmo que aprovados, sentem dificuldades em utilizar o conhecimento “adquirido”, pois na verdade eles não consegue verdadeiramente lidar com o