Artigo sobre o gênero crônica
Abstract:
Considerações iniciais
Este artigo resulta da disciplina Oficina de didatização de gêneros textuais, a qual nos proporcionou um conhecimento maior acerca dos conceitos de gêneros textuais, bem como, de suas respectivas abordagens: Textuais e Discursivas. Sendo assim, este trabalho, tem como objetivo proporcionar aos professores e alunos a inserção do trabalho com os gêneros discursivos, especificamente com o gênero crônica, já que por meio destes, pode-se trabalhar bem mais além do que o conteúdo escolar.
Desta forma, após refletirmos sobre esses conceitos e abordagens, analisamos os elementos constitutivos do gênero crônica (contexto de produção, conteúdo temático, construção composicional e estilo) e elaboramos uma SD contemplando estes aspectos. Deste modo, ancoramo-nos nos pressupostos teóricos de Bakhtin (2003) e Bakhtin/Volochinov (1992), além de outros seguidores desta vertente, que, por conseguinte adotam a proposta de análise do enunciado, denominada Método sociológico. Sendo assim, seguem a vertente dos gêneros discursivos.
1-Bakhtin e os gêneros do discurso
Nesta seção, abordamos primeiramente as concepções de gêneros textuais e gêneros discursivos. Optamos por dar maior ênfase aos gêneros discursivos, sendo estes embasados nos pressupostos teóricos bakhtinianos. Observando, então, seus elementos constitutivos, sua diversidade, seu enquadramento enquanto aos gêneros primários e secundários, sua relativa esfera e, por conseguinte, o método sociológico. Em seguida, tratamos dos