AVALIAÇÃO PÓS OCUPAÇÃO: ANÁLISE DE CONDOMÍNIO HABITACIONAL DE BAIXA RENDA
FREDERICO, Lorraine; RIBEIRO, Ian; KYEL, Allex; FABIANO, Rodrigo
Resumo
Este artigo é uma análise do condomínio Residencial Tupi II, localizado no bairro Turu, em São Luis, que faz parte do programa de habitação popular da Caixa Federal, atendendo a população de baixa renda. Através de uma avaliação pós ocupação feita no condomínio, e walkthrough feito pelos pesquisadores, pode-se observar e identificar as falhas e melhorias necessárias para atender as necessidades de seus moradores. Os resultados evidenciam que há uma espécie de mescla entre duas grandes faixas salariais, e que a grande maioria, morava em residência anteriormente. Isso vai de encontro com o incômodo, em relação ao espaço dos ambientes e o processo de adaptação dessas pessoas ao local. Segurança e lazer foram os quesitos que mais tiveram reprovação, o que os coloca como essenciais, dentre as ações relacionadas as melhorias a serem adotadas. Outro ponto importante seria o estacionamento, necessitando de medidas, em relação a sinalização e quantidade de vagas, por apartamento, assim como vagas para visitantes.
Portanto, todas as melhorias, relacionadas aos dados obtidos, possibilitarão não só o ato de viver, mas trará de volta à tona, o hábito de conviver e fazer com que traga todos os significados e boas experiências, de que um bom lugar precisa para se viver.
Palavras-chave: avaliação pós ocupação; walkthrough; moradia; condomínio
Introdução
Este trabalho visa ter como foco principal as moradias populares, e tem como intuito, identificar no seu cotidiano, seus problemas e dificuldades a serem superadas, e de acordo com a análise dos dados obtidos, encontrar soluções, tanto no âmbito projetual, como no processo experiencial.
Como objeto de estudo, escolhemos o condomínio Residencial Tupi II, construído em 2006, localizado na Av. Mato Grosso, no bairro Habitacional Turu, no qual se caracteriza pelos seus conjuntos