Funções da Linguagem
Linguagem é a faculdade que o homem possui de expressar seus pensamentos. A linguagem envolve sons e sinais de que pode servir-se o homem para transmitir suas idéias, sensações, experiências, etc. Assim quando o homem fala, emite sons (usa a linguagem falada); quando escreve, utiliza sinais (usa a linguagem escrita); quando emite gestos, usa a linguagem mímica, etc.
Quando essa faculdade passa a pertencer a um determinado povo, com o seu complexo sistema de sons e sinais, constitui a língua.
A língua é, assim, uma conseqüência da evolução da linguagem, já que se trata de uma sistematização de elementos vocais representativo. A língua é, em suma, a linguagem articulada, apanágio do ser humano.
Aos lingüistas interessam apenas a linguagem falada e a linguagem escrita.
Linguística é a ciência da linguagem. Pode ser diacrônica (estuda os fatos de uma língua em épocas diferentes) e sincrônica (estuda os fatos de uma língua em determinada época).
A função principal da linguagem é a comunicação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Para procedermos a uma análise de qualquer manifestação literária, temos de conhecer as funções da linguagem. Comecemos por estabelecer o significado da palavra função. Todos os objetos ou seres úteis possuem uma função definida. Este livro, por exemplo, possui a sua função: fornecer conhecimentos de nossa língua para serem usados na vida prática. Numa empresa comercial ou industrial, cada funcionário desempenha uma função, desde o diretor-presidente ao contínuo ou boy. A linguagem também possui suas funções. A cada um dos elementos da comunicação, o linguista Roman Jakobson fez corresponder uma função linguística:
1) A função referencial, informativa ou cognitiva: é a comunicação pura e simples; está centrada no assunto ou referente; por isso, a maior preocupação, neste caso, é a mensagem; o emissor se limita a informar. Caracteriza-se pelo uso da 3ª. pessoa do discurso e pela denotação. Ex.:
O Brasil é um país