Discurso Jornalistico
O elemento fundamental de um jornal é a notícia. Essa caracteriza-se por ser um relato dos fatos sem comentários nem interpretação. Há uma fórmula para a estrutura da notícia: Q – Q – Q – O – C – PQ (o quê, quem, quando, onde, como, por quê), embora não haja uma ordem predeterminada , pois essa é estabelecida pelas circunstâncias que envolvem cada notícia.
Esse gênero trabalha com informações e apresenta a função referencial ou informativa da linguagem. De acordo com o caráter da informação há um tipo especial de seqüências textuais.
- seqüência narrativa: informação centrada numa mininarrativa, nessa o narrador tenta passar despercebido.
- seqüência descritiva: informação centrada na apresentação do estado do fato.
- seqüência explicativa: informação centrada na passagem de um conhecimento específico.
Entrevista
A entrevista é uma conversa geralmente entre duas ou mais pessoas, sendo que uma delas responde às perguntas da outra. A maioria das pessoas costuma relacionar a palavra entrevista com um fato jornalístico, pois a entrevista é um dos gêneros mais tradicionais dentro do jornalismo.
No jornalismo, a técnica da entrevista corresponde ao que se chama "gênero dialógico" que compartilha categoria com a reportagem. A entrevista tem algumas classificações conforme sua finalidade.
Em relação ao entrevistado, também deve ser levado em conta alguns aspectos fundamentais. Por que escolhemos esse ou aquele entrevistado na hora de realizar uma entrevista? Por isso, existe uma pequena classificação deste sujeito envolvido na conversa. Os entrevistados podem ser testemunhas simplesmente porque testemunharam um fato ou um acontecimento específico, ou podem ser pessoas de autoridadeque conhecem profundamente sobre um tema em particular, ou que tem uma vasta trajetória ligada a ele.
Artigo: http://queconceito.com.br/entrevista#ixzz39XzmutUi
Reportagem
Uma reportagem (do italiano reportagio) é um trabalho jornalístico, cinematográfico ou de