discurso forense
Conceito de discurso: é a prática humana de construir textos, sejam eles escritos ou orais. Sendo assim, todo discurso é uma prática social. A análise de um discurso deve, portanto, considerar o contexto em que se encontra, assim como as personagens e as condições de produção do texto.
° uma exposição metódica (que tem método, regular e pontual) sobre certo assunto.
° o discurso é um dos principais meios da comunicação, é através dele que a pessoa pode expor suas ideias perante a sociedade. O termo pode ainda ser definido como um conjunto de informações que precisam ser transmitidas de forma clara e coerente (é o nexo entre duas ideias, conexão), com base na organização dos pensamentos.
°todo o discurso é um discurso de poder, na medida em que todos os discursos pretendem impor verdades a respeitos de um tema especifico ou de uma área da ciência, da moral da ética, do comportamento. (obs).
O termo discurso pode ser definido, do ponto de vista linguístico, como um encadeamento de palavras, ou uma sequência de frases segundo determinadas regras gramaticais e numa determinada ordem de modo a indicar a outro que lhe pretendemos comunicar/significar alguma coisa. Lógico. Quando pretendemos significar algo a outro é porque temos a intenção de lhe transmitir um conjunto de informações coerentes - essa coerência é uma condição essencial para que o discurso seja entendido. São as mesmas regras gramaticais utilizadas para dar uma estrutura compreensível ao discurso que simultaneamente funcionam com regras lógicas para estruturar o pensamento.
Funções do discurso
Alguns discursos orientam-se, sobretudo para a demonstração, outros para a argumentação, outros ainda centram-se principalmente na persuasão. demonstração: tipo de discurso que segue uma lógica formal que exclui as ambiguidades, baseado em raciocínios analíticos; os raciocínios são impessoais e fazem recurso à lógica (impositivos); o auditório é geralmente universal. argumentação: