Artigo cient fico
Apresenta e discute, de maneira sucinta, idéias, métodos, técnicas, processos e resultados de pesquisas nas diversas áreas do conhecimento.
Destina-se à divulgação de conhecimentos, em periódicos e demais publicações científicas.
Sujeita-se a normas de estruturação e sistema de referência específicos de cada veículo, assim como à aceitação por julgamento de comissão editorial.
O artigo permite que os pares possam recriar as condições de experimentação ou, ainda, problematizar resultados e objetos de pesquisa.
Ainda que cada veículo de publicação disponha de normas próprias, a organização básica do artigo científico é a seguinte:
1. Título: Descrição sintética (poucas palavras) da idéia principal tratada no artigo.
2. Autor(es): indicação do nome completo. No caso de mais de um autor, deve-se optar pela ordem alfabética ou, no caso de estar clara a importância de cada autor (definida pelo esforço empreendido na confecção do artigo), pode-se optar pela indicação do mais importante para o menos importante. Deve-se indicar, em nota de rodapé, a filiação institucional do(s) autor(es).
3. Resumo: descrição sintética de objetivos, metodologia, resultados e conclusões do trabalho de pesquisa.
4. Palavras-chave: três a cinco palavras que sintetizam a idéia central do artigo e que servirão para localizá-lo no caso de busca.
5.
Introdução:
Apresentação da justificativa, indicando a relevância do tema estudado, bem como os objetivos do artigo. Exposição do tema – fundamentação teórica a partir da apresentação de conceitos já existentes.
É o momento em que se estabelece a intertextualidade, por meio de citações diretas ou indiretas de autores e estudos relevantes para o artigo em questão. É o que dará sustentação teórica ao estudo.
6. Desenvolvimento: Apresentação da metodologia (descrição de métodos,
técnicas,