Sistema complemento
BENTO QUIRINO
Nome: Escarlet Gabriela Umbelino 2º Farmácia
Resumo
Entendimento da matéria
Sistema complemento, assim como os anticorpos, é uma série de proteínas. Há milhões de anticorpos diferentes na sua corrente sanguínea, cada um sensível a um antígeno específico. As proteínas no sistema complemento circulam livremente no sangue e são fabricados no fígado. As proteínas deste sistema são ativadas pelos anticorpos e trabalham com eles (os complementam), por isso o nome. Elas causam a lise (destruição) das células e sinalizam para os fagócitos que uma célula precisa ser removida.
Foi descoberto por jules bornet logo após o descobrimento dos anti –corpos .
ISTEMA COMPLEMENTO
O Sistema Complemento é composto por 20 proteínas de membrana plasmática e solúveis no sangue e participam das defesas inatas (natural)e adquiridas( memória). Essas proteínas reagem entre elas para opsonizar os patógenos e induzir uma série de respostas inflamatórias que auxiliam no combate à infecção. Inúmeras proteínas do complemento são proteases que se auto ativam por clivagem proteolítica. As funções principais são a defesa frente às infecções por microrganismos, a eliminação da circulação dos complexos antigénio-anticorpo e alguns dos seus fragmentos atuam como mediadores inflamatórios.
Para que o sistema complemento expresse a sua atividade é necessária a sua ativação prévia. A clivagem de tais proteínas é feita por proteases altamente específicas, as convertases. Ativação é feita por três vias do complemento, denominadas vias: clássica, da lectina, e alternativa.
Via clássica
Nessa via a montagem e a organização das convertases são habitualmente iniciadas por anticorpos da classe IgG ou IgM formando complexos com o antígeno. Várias outras substâncias, tais como os complexos da proteína C-reativa (PCR), determinados vírus e bactérias Gram-negativas, também