O SISTEMA COMPLEMENTO
JAQUELINE GOMES DE ALMEIDA RA: B619HG-8
JOSIANE DA SILVA PEREIRA RA: B62CCA-0
TAINAN DA SILVA MACHADO MACIEL RA: B6882G-0
IMUNOLOGIA BÁSICA: SISTEMA COMPLEMENTO
Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada á disciplina de Imunologia básica, como exigência para avaliação do 2° Semestre do curso de Biomedicina, da Universidade Paulista
(UNIP), sob a orientação da Prof° Hellen Cintra.
GOIÂNIA-GO
OUTUBRO DE 2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordará atividades relacionadas ao sistema complemento, esse sistema, no geral, nos mostra que uma proteína depende de outra para poder ter uma ativação no organismo. É composto por 20 proteínas de membrana plasmática e solúveis no sangue, participam das defesas inatas (natural) e adquiridas (memória) e apresenta-se em três vias, sendo elas: clássica, da lectina e alternativa. Esse complemento tem papel importante para a regulação de produção de imunoglobulinas, atividades biológicas e seus produtos e imunologia de transplantes.
1. O QUE É SISTEMA COMPLEMENTO?
O sistema complemento é o principal mediador do processo inflamatório junto aos anticorpos. Está constituído por um conjunto de proteínas, tanto solúveis no plasma como expressas na membrana celular, e é ativado por diversos mecanismos por duas vias, a clássica e a alternativa. Sistema Complemento é o conjunto de proteínas que complementam a resposta imunológica, ou seja, são proteínas que vão auxiliar as células de defesa na atuação contra qualquer corpo estranho, Então, este conjunto de proteína livre no soro circulante é chamado de Complemento.
O Sistema Complemento é composto por 20 proteínas de membrana plasmática e solúveis no sangue e participam das defesas inatas (natural) e adquiridas (memória). Essas proteínas reagem entre elas para opsonizar os patógenos e induzir uma série de respostas inflamatórias que auxiliam no combate à infecção.