Desde a primeira revolu o industrial
Como muitas vezes os componentes químicos que serão analisados possuem tamanhos consideravelmente pequenos, é necessário estudar as propriedades destes componentes relacionando-os com elementos já conhecidos. Uma forma de analise da parte interna dos átomos desses elementos é através da sua eletrosfera, que pode nos trazer varias informações sobre determinado átomo.
Mas como analisar a estrutura eletrônica de um átomo que é excessivamente pequeno?
Um dos métodos de analise da parte interna de um átomo é observa-lo indiretamente, por meio das características da radiação eletromagnética que eles emitem.
Quando um elétron recebe energia ele salta de um nível enérgico para outro mais elevado absorvendo uma determinada quantidade de energia, denominada quantum. Quando ele esta no estado excitado ele retorna para o estado fundamental, assim emitindo energia na forma de onda eletromagnética. Uma das formas de se comprovar isso é através do teste da chama.
O teste da chama é um experimento químico utilizado para identificar a presença de íons metálicos, através do espectro de emissão de cada elemento. O teste consiste em fornecer energia na forma de calor para determinado elemento químico, para que os elétrons da ultima camada dos seus átomos “pulem” para uma camada mais externa e quando eles estão em um estado mais excitado eles voltam para seu estado fundamental, assim liberando energia na forma de luz.