Artigo sobre kodak
Seja sua empresa, contábil, de gestão de recursos humanos, metalúrgica, médica oude qualquer outro seguimento, caso ela seja ou pretenda ser certificada com base na norma ISO 9001:2008 certamente ela necessitará de um Manual da Qualidade. Dentre as grandes dúvidas a cerca do Manual da Qualidade, a maioria tende a um ponto em comum:
“sobre a existência de um modelo específico de manual da qualidade, um modelo que atenda empresas de ramos variados, um modelo para metalúrgicas e outro para empresas de tele-atendimento”.
Seja qual for o seguimento da sua empresa, o manual da qualidade deverá ter uma estrutura básica, conforme definido na norma, porém, haverá sim diferenciações que se darão no desenvolvimento do manual que o deixarão com a da sua empresa. Mas como fazer isso?
O manual deve representar o espírito da sua empresa, deixe-o fácil de ler e que ele possa ser atrativo, com imagens e cores que chamem a atenção.
1. Sumário
Monte um sumário e tente seguir a seqüência da norma separe os itens 1, 2 e 3 para incluir um histórico da sua empresa ou unidades, os principais prêmios obtidos,visões, missões, diretrizes, os ramos e as linhas de negócio da empresa. À partir do item 4, siga a estrutura formal da norma. Lembre-se, isso não é obrigatório, mas pode ser útil para aqueles que estão começando e ainda não possuem muita familiaridade com a norma.
Modelo de sumário:
1– Histórico da empresa
2– Diretrizes da empresa para aqualidade
3– Escopo do Sistema de Gestão,
Visão, Missão e Valores
4– Sistema de Gestão da Qualidade
4.1– Requisitos Gerais
4.2– Requisitos de Documentação
4.2.1– Generalidades
4.2.2– Manual da Qualidade
5– Responsabilidade da Direção
2. Itens obrigatórios
• Os procedimentos documentados para o sistema de gestão da qualidade, ou referência a eles;
O manual pode ser composto pela descrição dos demais documentos e procedimentos do sistema, porém, o mais