Linguagem fotográfica
O artigo a seguir fala sobre a história e linguagem da fotografia. Através de imagens é possível interagir com o leitor a tal ponto que torna-se possível criar uma comunicação através de fotografias, criando assim um tipo de linguagem.
Sendo assim, o artigo aborda, os seguintes temas:
- Primeira imagem a ser capturada (por Niepce em 1826).
- Negativo de vidro.
- Kodak.
- Digitais. (que através do avanço tecnológico aliado ao olhar do repórter fotográfico, constituiu um texto visual com as imagens, que deixam de ser meramente ilustrativas e se transformam em texto, carregadas de informação).
Com citações do texto do ano de 2.000 de Paulo Boni.
Primeira imagem capturada por Niepce
Muitos usuários da câmara escura sonhavam com um modo de fixar as imagens de maneira permanente. Várias pesquisas foram feitas para se conseguir gravar a imagem. A primeira imagem permanente, considerada a primeira fotografia, foi obtida no verão de 1826, por Joseph Niepce, inventor e litógrafo, residente na França. Recobriu uma chapa com betume da judéia, colocou-a numa câmara escura e a expôs na janela do seu quarto durante 8 horas. Essa primeira imagem foi batizada de heliografia ( gravura com a luz do sol).
Negativo de vidro
A chapa úmida trouxe mais qualidade à fotografia. Os negativos eram feitos de vidro, sensibilizados um a um, o tempo de exposição foi reduzido para 5’ e era possível fazer cópias.
Kodak
A grande revolução da fotografia aconteceu em 1888, quando George Eastman (foto) lançou o filme em rolo e as câmeras portáteis, popularizando a fotografia. Seu slogan era: Aperte o botão, que nós fazemos o resto.
Digitais
Fotografia digital é a fotografia tirada com uma câmera digital ou determinados modelos de telefone celular, resultando num arquivo de computador que pode ser editado, impresso, enviado por e-mail ou armazenado em websites ou CD-ROMs.
Em 1990, a Kodak lançou o DCS 100, a primeira câmera digital