Artigo sobre Gerência de Projetos
Por Gabriela Schmitz Gugel
As novas tendências no mercado e mudanças constantes nas organizações vêm sendo fatores que impulsionam exacerbadamente o crescimento na gerência de projeto. Hoje é bastante comum ouvir falar: “Desenvolva um projeto e me apresente”, porém devido a competitividade do mercado atual, não basta apenas possuir um projeto e sim saber gerenciá-lo. Este artigo apresenta um contexto referente ao surgimento do gerente de projetos, seu papel, função, responsabilidades, habilidades e benefícios.
1. SURGIMENTO
O fator qualificação pessoal juntamente com o aumento da necessidade de especialização técnica têm levado muitas empresas a recrutar uma grande massa de profissionais apenas para a execução de projetos específicos. A gerência de projetos surgiu através de uma disciplina nos EUA, regida pelo professor Henry Gantt, especialista em técnicas de planejamento e controle, que utilizou o gráfico de barra como uma ferramenta de gerência de projeto, associado às teorias de Frederick Winslow Taylor da administração científica.
Em 1969, o Project Management Institute (PMI) iniciou o desenvolvimento de uma metodologia de gerenciamento para servir aos interesses das mais diversas empresas, da indústria de software à de construção.
Em 1981, os diretores do PMI autorizaram o desenvolvimento de um guia de projetos, o Project Management Body of Knowledge, contendo os padrões e as linhas mestras das práticas que passaram a ser amplamente utilizadas. Atualmente, um dos pré-requisitos essenciais para qualquer profissional é saber gerenciar projetos.
Vamos apresentar alguns fatores que impulsionaram o surgimento desta nova profissão:
Crescimento na complexidade (Organização do produto);
Pressão nos prazos;
Razões relacionadas à qualidade;
Pressão do mercado;
Motivação da equipe;
Observando os itens acima percebe-se uma necessidade de mudança na forma de condução dos negócios imposta pela crescente