Artigo sobre capitalismo
Edmilson Arruda de Oliveira1
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o capitalismo. Um sistema tratado como melhor sistema econômico que já existiu – declaração dada por ADAM SMITH2.
Com sua solidificação, surgem também vários problemas de âmbito social, político e ambiental. Há uma mudança de comportamento por parte dos capitalistas, onde focam seus interesses em lucros, gerando uma ganância e deixando de observar os maus tratos aos seus empregados e os danos causados pelas indústrias, no meio ambiente.
Neste artigo apresentamos o fato histórico desse sistema capitalista, e também seus problemas. Nossa abordagem quanto ao contexto se dá no fato desse sistema ser “um ótimo sistema”, mas o quanto gera desigualdade entre classes sociais, e problemas ambientais.
Palavras-chave: Capitalismo; Feudalismo; Desigualdades Sociais;
1 Introdução
O marco do capitalismo surge com a revolução industrial. Com o sistema atuante em decadência, houve a necessidade de um novo sistema, baseado na nova revolução, onde surgem as máquinas e equipamentos como aditivos complementares nas tarefas, dentro das indústrias. Com toda essa reviravolta, onde capitalistas na altura da segunda metade do século XIX, experimentaram a utilização de energia a vapor, alterando radicalmente o processo de produção dentro das indústrias, isso fez com que os empregadores capitalistas focassem seus objetivos cada vez mais em lucros.
Nas fábricas foram impostos aos seus empregados jornadas de quatorze ou quinze horas de trabalho, explorando de forma desumana mulheres e crianças, sem as mínimas condições de trabalho e segurança. Essa fase do capitalismo foi denominada de “capitalismo selvagem”. Esse período do sistema capitalista foi alvo de muitas críticas de pensadores como KARL HEINRICH MARX3 e FRIEDRICH ENGELS4.
Com o capitalismo em ascensão houve grandes lutas entre a classe trabalhadora e os capitalistas, pois