UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO
CENTRO DE EDUCACAO, CIENCIAS EXATAS E NATURAIS-CECEN
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
NAILZA MATOS SEREJO
CAPITALISMO VERSUS EDUCACAO
SÃO LUIS
2015
Resenha Critica
Educação e Capitalismo: aliados ou inimigos?
O especialista em educação, Gustavo Loschepe em seu artigo intitulado: Educação e Capitalismo: aliados ou inimigos, publicado pela revista Veja em 2008, faz uma analise da crise da educação no Brasil, apresentando teses de alguns intelectuais baseados nos estudos de Karl Marx. Esses pesquisadores defendem a ideia de que o capitalismo é o verdadeiro culpado pelo fracasso da educação e pelas desigualdades sociais.Além do mais,Gustavo faz uma critica a esse modo de pensamento,e traz uma nova perspectiva sobre o assunto.
Entre esses pesquisadores citados no artigo, podemos destacar Emir Sader, é um sociólogo de orientação marxista, que defende que o capitalismo visa uma educação voltada para a preparação do proletariado com um único objetivo: realização de suas funções dentro do sistema capitalista. Diante disto, fica bem claro o quanto Sader, acredita que a educação é vista puramente como uma mercadoria para a classe dominante. Contraponto a essas teorias Gustavo, resalta que o capitalismo atual é diferente do capitalismo que Marx pregava, ou seja, o contexto social era totalmente diferente, onde esse capitalismo de Marx resaltava que o proletariado trabalhava sob pressão e que não Havia uma realização pessoal, e muito menos qualificação profissional, sendo que segundo Marx, esses trabalhadores estávamos alienados pela burguesia.
Segundo Gustavo Loschepe, essa é a principal diferença dessas duas versões do capitalismo, pois o capitalismo do século XXI tem uma visão muito mais ampla da educação e exige muito mais dos trabalhadores. Dessa maneira fica evidente, a importância e a necessidade de um investimento na educação, e na pratica são os países capitalistas que