UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
UEMANET
CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS
SÃO LUIS – MA
2015
PROTEINA
INTRODUÇÃO
A proteína é uma macromolécula formada por pequenas moléculas de aminoácidos. São as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
Podem ser de origem vegetal ou animal.
Vegetal: consideradas incompletas por serem pobres em variedade de aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo não é capaz de produzir).
Animal: considerada completa por conter todos os aminoácidos essenciais.
CLASSIFICAÇÃO
Funções gerais da proteína
Fornece material tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos.
Função Construtora: pois participam da formação de hormônios, enzimas e anticorpos.
Função Reparadora: pois, se a pele de uma pessoa estiver em desequilíbrio pela falta de aminoácidos, a mesma deverá ingerir alimentos ricos em proteínas, porém com a ingestão devida de água, pois os mesmos serão benéficos para a sua recuperação. Isso vale não somente para a pele, mas para todo o corpo. Além de outras funções, como:
Proteínas transportadoras
Podemos encontrar proteínas transportadoras nas membranas plasmáticas e intracelulares de todos os organismos. Elas transportam substâncias como glicose, aminoácidos, etc. através das membranas celulares. Também estão presentes no plasma sanguíneo, transportando íons ou moléculas específicas de um órgão para outro. A hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos transporta gás oxigênio para os tecidos. O LDL e o HDLtambém são proteínas transportadoras.
Proteínas estruturais
As