Marxismo
Foi uma pena que, nestes últimos 80 anos, a complicada dinâmica da História, ao soterrar os regimes socialistas do bloco soviético, acabasse soterrando simultaneamente a florescência da extraordinária originalidade do pensamento crítico de Marx. Falo do pensamento crítico. No resto, Marx foi um péssimo profeta e um mau político. Predisse o empobrecimento do proletariado, e ele “emburguesou-se”. Predisse a explosão do capitalismo, e foi o socialismo que implodiu. Predisse o fim do Estado e o aumento da liberdade, mas no "socialismo real" aconteceu o contrário: o Estado explodiu de elefantíase e as liberdades desapareceram.
Artigos Campos Comunismo brutal Brasil e Rússia Reforma política Estado predador Direito e liberdade Reforma eleitoral Defesa globalização Crítica ao Marxismo Esquerda e Direita Artigos Valvim Raiz dos problemas Capitalismo e ética.. Socialismo católico Sistema Socialista Educação Brasil I Educação Brasil II Propriedade privada Nas vastas regiões do Terceiro Mundo, acelerando-se muito depois da Segunda Guerra, sempre apareceram pessoas com aspirações à dignidade e bem-estar, e deles foram surgindo lideranças. Não necessariamente, mas, com freqüência, provindas das elites, sobretudo das elites intelectuais. Natural que precisassem de modelos e, ainda mais, de referências distantes, que validassem as suas esperanças de mudar o mundo e permitissem transmutá-las em projetos de ação concretos.
Esse papel, nas três primeiras décadas do após-guerra, foi exercido pelas formulações marxistas, um tanto estilizadas nas polarizações radicalizantes da Guerra Fria. Muito da discussão