Artigo Servomotores
Alex da Costa Silva
Isabela Oliveira Guimarães
Leonardo Rafael Honório Silva
Lucas Michel Mahé
RESUMO: O servomotor é um dispositivo eletromecânico que, a partir de um sinal elétrico em sua entrada, pode ter seu eixo posicionado em uma determinada posição angular. Ele não gira livremente, sem controle de posicionamento, utilizam um sistema de malha fechada, onde através de um sinal elétrico de controle aplicado, o motor gira até uma posição deseja. Este sistema de controle é feito por meio de modulação por largura de pulso (PWM). Por serem pequenos e compactos, além de permitir um posicionamento preciso de seu eixo, são largamente utilizados em robótica e aeromodelismo.
Palavras–chave: Servomotor, Circuito de controle, Controle de posição, Robustez.
1. INTRODUÇÃO
As máquinas elétricas tornaram-se indispensáveis no meio industrial a medida que este se desenvolvia, estudos vieram a desenvolver materiais magnéticos de magnetismo elevado, assim os motores de imã permanente vieram a ser uma opção para servomotores. Requeriam menos volume na construção de motores, e apresentavam então uma razão potencia/volume maior que aquelas apresentadas pelos motores CC e também os de indução.
O servomotor é um dispositivo eletromecânico que, a partir de um sinal elétrico em sua entrada, pode ter seu eixo posicionado em uma determinada posição angular. No entanto ele não gira livremente, sem controle de posicionamento, é utilizado um sistema de malha fechada, que responde a um dado sinal elétrico de controle.
Uma das características dos servomotores é poderem controlar posição e velocidade do eixo, assim com o uso dos imãs permanentes, os servomotores foram desenvolvidos, para que essa precisão fosse obtida e ainda controlar com exatidão o torque.
As características apresentadas pelos servomotores permitem que estes trabalhem com baixo índice de vibração e ruído e ainda baixa manutenção e resposta dinâmica rápida, o