Logistica
Victor de Mendonça¹
RESUMO: Um servomotor é muito empregado como recurso na otimização de máquinas e equipamentos. A constante busca por melhoria trouxe a necessidade de controle de processo, esse foi possível através de atuadores com realimentação e como monitoramento de posição, velocidade e torque. Tal controle depende de uma série de requisitos como a dependência de um servoconversor dedicado a cada servomotor. Uma das principais vantagens do servomotor é a possibilidade de possível controlar o torque no eixo, de forma constante e em larga faixa de rotação. Os servomotores podem ser classificamos como AC Síncrono, o qual depende da realimentação a partir de um resolver, o AC Assíncrono que se assemelha a um motor trifásico gaiola de esquilo convencional, dependendo da realimentação obtida por um encoder e o Servomotor DC, esse bastante semelhante a um motor DC comum.
Palavras- chave: Servomotor, AC Síncrono, resolver, AC Assíncrono, Servomotor DC
INTRODUÇÃO
Os servomotores possuem uma grande aplicabilidade e funcionalidade, que se estendem desde o setor da robótica de pequeno porte até as indústrias e seus dispositivos automáticos. As características a serem analisadas no artigo decorrente são quanto o funcionamento dos principais tipos de servomotores, o servomotor AC Síncrono, o AC Assíncrono e DC . Cada qual com suas aplicações e particularidades que devem ser muito bem analisadas para uma aplicação funcional.
1 SERVOMOTOR
O estudo do emprego de servomotores vem desde a Segunda Guerra Mundial, quando buscavam evolução em tudo que era feito. Nesse processo de melhoria estava diretamente relacionado o aumento de demanda Industrial, e conseqüente a melhoria das máquinas até então utilizadas. A melhor forma encontrada foi fazer o Retrofitting das mesmas utilizando servomotores, os quais são muito utilizados nesse sentido de melhoria, devido a sua dinâmica, controle e precisão.
O Servomotor é