Servomotor e motor de passo
ROBÓTICA
SERVO MOTOR
E
MOTOR DE PASSO
Março/2014
SERVOMOTOR
INTRODUÇÃO
Os servomotores possuem uma grande aplicabilidade e funcionalidade, que se estendem desde o setor da robótica de pequeno porte até as indústrias e seus dispositivos automáticos. As características a serem analisadas no artigo decorrente são quanto o funcionamento dos principais tipos de servomotores, o servomotor AC Síncrono, o AC Assíncrono e DC. Cada qual com suas aplicações e particularidades que devem ser muito bem analisadas para uma aplicação funcional.
PARTES DO SERVOMOTOR
Circuito de Controle – responsável pelo monitoramento do potenciômetro e acionamento do motor visando obter uma posição pré-determinada.
Potenciômetro – ligado ao eixo de saída do servo, monitora a posição do mesmo.
Motor – movimenta as engrenagens e o eixo principal do servo.
Engrenagens – reduzem a rotação do motor, transferem mais torque ao eixo principal de saída e movimentam o potenciômetro junto com o eixo.
Caixa do Servo – caixa para acondicionar as diversas partes do servo.
CLASSIFICAÇÃO
Os servos motores podem ser classificados em:
Standard – são os servos mais comuns. Grandes e robustos, pesam em torno
De 35 gramas.
Mini – são menores que os standard pesando entre 20 a 28 gramas.
Micro – são pequenos e leves com um bom torque. Pesam entre 6 a
20 gramas.
MOTOR DE PASSO
INTRODUÇÃO
Os Motores de Passo são dispositivos eletro-mecânicos que convertem pulsos elétricos em movimentos mecânicos que geram variações angulares discretas. O rotor ou eixo de um motor de passo é rotacionado em pequenos incrementos angulares, denominados “passos”, quando pulsos elétricos são aplicados em uma determinada sequência nos terminais deste.
A rotação de tais motores é diretamente relacionada aos impulsos elétricos que são recebidos, bem como a sequência a qual tais pulsos são aplicados reflete diretamente na direção a qual o motor gira. A velocidade que o rotor gira é dada