Eletricidade
Os motores de passo são dispositivos eletro-mecânico que convertem pulsos elétricos em movimentos mecânicos que geram variações angulares discretas. O rotor ou eixo de um motor de passo é rotacionado em pequenos incrementos angulares, denominado “passos”, quando pulsos elétricos são aplicados em uma determinada seqüência nos terminais deste. A Rotação de tais motores é diretamente relacionados aos impulsos elétricos que são recebidos, bem como a seqüência a qual tais pulsos são aplicados reflete diretamente na direção a qual o motor gira a velocidade com que o motor gira é dada pela a freqüência de pulsos recebidos e o tamanho do ângulo rotacionado com o numero de pulsos aplicados.
Onde ele é empregado? Um motor de passo pode ser uma boa escolha sem pré que movimentos precisos são necessários. Eles podem ser usados em aplicações onde é necessário controlar vários fatores tais como: ângulo de rotação , velocidade, posição e sincronismo. O ponto forte de um motor de passo não é a sua força(torque), tampouco sua capacidade de desenvolver altas velocidades – ao contrario da maioria dos outros motores elétricos – mais sim a possibilidade de controlar seus movimentos de forma precisa. Por conta disso este é amplamente usado em impressoras, scanners, câmeras de vídeo, brinquedos, automação industrial entre outros dispositivos eletrônicos.
Como funciona?
Um exemplo de funcionamento: Motor de quatro passos.
O funcionamento básico do motor de passo é dado pelo uso de solenóides alinhado dois a dois que quando energizados atraem o rotor fazendo-se alinhar com o eixo determinado pelos solenóides, causando assim uma pequena variação de ângulo que é chamada de passo. A velocidade e o sentido de movimento são determinados pela forma com que cada solenóide é ativado ( Sua ordem e a velocidade entre cada ativação)
Determinação do numero de passos.
O numero de passos é dado pelo numero de alinhamentos possíveis entre o rotor