ARTIGO SARCOPENIA
2014, vol. 10, n. 3, pp. 31-39
© Edições Desafio Singular http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.10(3).2775 Associação entre força, sarcopenia e obesidade sarcopénica com o desempenho funcional de idosas
Association among strength, sarcopenia and sarcopenic obesity with functional performance in older women
André Bonadias Gadelha,1* Maurílio Tiradentes Dutra,1 Ricardo Jacó de Oliveira,1
Marisete Peralta Safons,1 Ricardo Moreno Lima 1*
ARTIGO ORIGINAL | ORIGINAL ARTICLE
RESUMO
Sarcopenia e obesidade sarcopénica (OS) são condições geriátricas que apresentam consequências negativas em idosos, entretanto, a associação com a capacidade funcional precisa ser mais investigada.
O objetivo do estudo foi verificar a associação entre força muscular, sarcopenia e OS com o desempenho funcional de idosas. Participaram 137 voluntárias (67.76±5.67 anos; 64.63±10.79 kg;
154.13±0.06 cm), submetidas à análise da composição corporal através de DXA. O desempenho funcional foi avaliado por meio dos testes de levantar e sentar, Timed Up & Go, flexão de cotovelo e caminhada de 6 minutos. A força muscular foi avaliada por meio da dinamometria isocinética e pela preensão manual (FPM). A prevalência de sarcopenia e de OS foi de 13.9% e 23.4%, respetivamente.
Nenhuma das variáveis funcionais diferiu significativamente entre as mulheres sarcopénicas e não sarcopénicas. As voluntárias classificadas com OS apresentaram maior percentual de gordura e menor massa livre de gordura, porém, não houve diferença para as variáveis funcionais. Em contrapartida, a força muscular (i.e., pico de torque e FPM) apresentou associação com os testes funcionais. Os resultados indicam que não há associação entre as classificações estudadas de sarcopenia e OS com os testes funcionais. Porém, a força muscular apresenta relação positiva com o desempenho funcional de idosas.
Palavras-chave: envelhecimento, sarcopenia, obesidade sarcopénica, desempenho funcional, força muscular ABSTRACT
Both sarcopenia