RELATO 01
DISCIPLINA: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II
PROF. LUIZ CARLOS A. DE A. FONTES
RELATO DA EXPERIÊNCIA
TÍTULO DA EXPERIÊNCIA: M.C. U - ASPECTOS CONCEITUAIS APLICADOS.
ALUNO: JOSIMAR MATOS DOS SANTOS
SALVADOR/BA – 2015.2
DISCIPLINA: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II
TURMA: 60.02.00
PROFESSOR: LUIS CARLOS A. DE A. FONTES
INTRODUÇÃO
Um corpo executa movimento circular quando sua trajetória é uma circunferência ou um arco de circunferência. Quando o movimento é circular e uniforme, o tempo gasto pelo corpo para completar uma volta é constante e em intervalos de tempo iguais o móvel retorna à mesma posição com a mesma velocidade vetorial, o movimento é periódico.
Na aula prática experimental foi utilizado um equipamento rotativo, denominado “Aparelho Rotativo Canquerini”.
OBJETIVOS GERAIS
Os objetivos do experimento é a identificação do MCU sendo um movimento periódico e as propriedades físicas do MCU (período, frequência, velocidade tangencial, velocidade angular, raio da trajetória, aceleração centrípeta e a fase inicial de um ponto qualquer da MCU).
MÉTODO EXPERIMENTAL
Para realizar o experimento foi utilizado o Aparelho rotativo Canquerine, onde foi utilizado 01 tripé, fonte cc de 12 volts, 02 conectores banana, 01 cronômetro, 01 régua graduada milimetrada, 01 fita adesiva e 01 chave liga/desliga.
* Foi grudado um adesivo instituindo os pontos A e B na faixa preta da circunferência e medido com a régua graduada dos pontos ao centro do raio.
Ra = 0,095m / Rb = 0,08m.
* Calculou se as distâncias percorridas pelos pontos A e B pela fórmula (2 x Л x R). dA = 0,60m / dB= 0,50m.
* Ligando o aparelho e estabelecido uma rotação onde fosse possível a medição do tempo em relação à quantidade de voltas, sendo assim contou se em 10 voltas o tempo
Necessário para percorrer essa distância.
Ta = 0,87s / Tb = 0,87s.
* Sendo assim denominamos a figura geométrica