Trabalhos
Resumo
A ordem natural da vida é envelhecer, ainda não se descobriu a fonte da juventude, o que se descobriu foi uma forma de envelhecer com mais saúde menos cansaço e mais animo e disposição. Ao envelhecer aparecem vários problemas relacionados com sistema músculo esqueléticos entre eles a sarcopenia. Essa que gera a perda da força e massa muscular e que também podem ser decorrentes do sedentarismo, má alimentação, disfunções hormonais etc. O que levará o governo num futuro não muito distante a ter gastos exorbitantes com a saúde e institucionalização dessa classe. Para minimizar ou retardar esse quadro de sarcopenia nada mais indicado que o treinamento resistido, que além de aumentar o recrutamento de fibras, melhora a vascularização, dando maior densidade muscular, ganho de força, melhora na produção hormonal, melhora autoestima e da independência, deixando idosos mais ativos e com uma melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Idosos. Impacto da sarcopenia. Treinamento Resistido
Introdução
Tendo em vista que a Sarcopenia está ligada ao envelhecimento, esse artigo busca tratar dessa ligação explicando os meios de manutenção para a sua redução.
“O envelhecimento é um processo gradativo e inexorável, que ocorre ao longo da vida. Caracterizado pela redução da capacidade anatomofuncional, o qual acarreta baixa na eficiência de todos os sistemas do organismo, gerando modificações de caráter psicológico, oriundo de ação do tempo.” (Neto, voser, 2009)
A síndrome da fragilidade nada mais é do que um catabolismo muscular, ou seja, a perda de massa magra com a vinda da velhice, resultando em perda da força, fadiga muscular e perda na qualidade de execução do movimento. (Voltarelli,MelloDuarte 2007).
“A sarcopenia é a perda de massa muscular associada a prejuízos na função.”(Teixeira, Filippin,Xavier 2011)
“Acredita se que alem do envelhecimento ela decorre de vários