gabarito
PROVA ESCRITA DE PORTUGUÊS
•
•
•
•
•
Nesta prova, faça o que se pede, utilizando, caso deseje, o espaço indicado para rascunho neste caderno. Em seguida, escreva os textos definitivos da redação e dos exercícios no Caderno de Textos Definitivos da Prova Escrita de Português, nos locais apropriados, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Respeite o limite máximo de linhas disponibilizado.
Qualquer fragmento de texto além desse limite ou quaisquer palavras que ultrapassarem os limites máximos estabelecidos serão desconsiderados. No Caderno de Textos Definitivos da Prova Escrita de Português, utilize apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Na avaliação da redação, será atribuído à organização do texto e ao desenvolvimento do tema o valor máximo de 30 pontos, e à correção gramatical e à propriedade da linguagem, o valor máximo de 30 pontos, o que totalizará os 60 pontos possíveis. Será atribuída nota 0 (zero) à redação caso o candidato não se atenha ao tema proposto ou obtenha pontuação 0 (zero) na avaliação da correção gramatical e da propriedade da linguagem.
Na avaliação de cada exercício de interpretação, de análise ou de comentário de textos, será atribuído à apresentação e ao desenvolvimento do tema o valor máximo de 10 pontos, e à correção gramatical e à propriedade da linguagem, o valor máximo de
10 pontos, o que totalizará os 20 pontos possíveis.
Será apenado texto de cada parte da prova que não atender ao número mínimo de palavras, deduzindo-se 0,20 ponto para cada palavra que faltar para ser atingido o mínimo exigido.
Na avaliação da correção gramatical e da propriedade da linguagem, a cada erro identificado será descontado 1,0 ponto do total de pontos atribuído a essa avaliação na redação e em cada um dos exercícios propostos.
PARTE I – REDAÇÃO
Em meados da década de 90 surgiram vozes que, motivadas pelo justo objetivo de