conjunção integrante
1) É preciso que os alunos estudem muito para conseguir a aprovação.
O princípio é o verbo. Há três verbos nesse período: ser, estudar e conseguir. Analisemos o verbo ser:
Ser sempre é verbo de ligação, a não ser que participe de uma locução verbal, o que não acontece no período apresentado.
Como ser é verbo de ligação, preciso é predicativo do sujeito, uma vez que todo verbo de ligação liga o sujeito ao seu predicativo, à sua qualidade.
Qual é, porém, o sujeito do verbo ser? Para descobrir, basta perguntar ao verbo Que é preciso? Resposta: que os alunos estudem muito...
O sujeito do verbo ser é uma oração, visto que há um verbo em seu interior, portanto o sujeito é denominado de oração subordinada substantiva subjetiva. Esta oração é encabeçada pelo vocábulo que, que é uma conjunção integrante.
2) Nunca se pergunta a um atleta da Irlanda se é católico ou protestante...
O princípio é o verbo. Há dois verbos: perguntar e ser. Analisemos o verbo perguntar:
Observe que perguntar está acompanhado do pronome se. Perguntar, na frase apresentada, é um verbo transitivo direto e indireto, pois quem pergunta, pergunta algo a alguém. Sempre que um verbo transitivo direto (ou transitivo direto e indireto) estiver acompanhado do pronome se, este será denominado de partícula apassivadora, e o objeto direto se transformará em sujeito. Qual é, porém, o objeto direto do verbo perguntar? É a oração se é católico ou protestante: Quem pergunta, pergunta algo; nunca se pergunta o quê? Resposta: “se é católico ou protestante”. Mais uma vez há uma oração subordinada substantiva subjetiva. Esta oração é encabeçada pelo vocábulo se, que é uma conjunção