oi como
Faculdade de Direito
Programa de Pós-graduação em Direito
DEJAIR DOS ANJOS SANTANA JÚNIOR
FICHAMENTO: As Regras do Método Sociológico e O Método Progressivo-Regressivo
Salvador
2009
DEJAIR DOS ANJOS SANTANA JÚNIOR
FICHAMENTO: As Regras do Método Sociológico e O Método Progressivo-Regressivo
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina Metodologia da Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia, sob a orientação dos profs. Rodolfo Pamplona e Nelson Cerqueira.
Salvador
2009
RESPOSTA À QUESTÃO
REDAÇÃO DE APROVEITAMENTO
Referência Bibliográfica completa: DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. Trad. Pietro Nassetti. São Paulo: Editora Martin Claret, 2008.
FICHAMENTO Nº 01 – As Regras do Método Sociológico
1. O que é um fato social?
(...) há em todas as sociedades um grupo determinado de fenômenos que se distinguem por características acentuadas dos estudados pelas outras ciências da natureza. (p.31)
Estes tipos de comportamento ou de pensamento são não só exteriores ao indivíduo, como dotados de um poder imperativo e coercitivo em virtude do qual se lhe impõem, quer queira, quer não. (p. 32)
(...) como os exemplos que acabamos de citar (regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, etc.) consistem todos em crenças e em práticas constituídas, poder-se-ia acreditar, em conformidade com o que precede, que só há fatos sociais onde houver organização definida. Mas há outros fatos que, sem apresentar estas formas cristalizadas, têm a mesma objetividade e o mesmo ascendente sobre o indivíduo. São as denominadas correntes sociais. (p. 34)
Um fato social reconhece-se pelo poder de coerção externa que exerce ou o suscetível de exercer sob os