Gabarito
PROCESSO SELETIVO Nº 01/2014
JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO
OU PARA ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES
De acordo com o Edital de Abertura 01/2014 que rege este Processo Seletivo, argumentações inconsistentes, extemporâneas, que estiverem fora das especificações estabelecidas para a interposição, que contiverem questionamentos de natureza administrativa (por exemplo, relacionados às normas previamente estipuladas em Edital) não obterão resposta da banca avaliadora e, por isso, não terão respostas publicadas na Internet.
Não serão computadas as questões não assinaladas na grade de respostas, nem as que contiverem mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.
NÍVEL SUPERIOR
MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA
CARGO (S): AGENTE PENITENCIÁRIO
QUESTÃO 01 – MANTIDA alternativa 'C'. O gabarito está correto.
QUESTÃO 02 – MANTIDA alternativa 'D'. O pronome relativo é utilizado para fazer a retomada de termos anteriores. Quando funciona como complemento, no entanto, tal pronome depende totalmente da regência do verbo ao qual se liga. Na frase "sempre há atividade elétrica cerebral, autônoma, que precede e fixa um ato que imaginamos consciente e... supomos", o verbo 'supor', no contexto de ocorrência, exige um objeto indireto, cuja regência é feita pela preposição 'de'. Nesse caso, não é possível a equivalência entre preposições, pois incorreria em erro de acordo com a gramática tradicional. Por esse motivo, mantém-se o gabarito. QUESTÃO 03 – MANTIDA alternativa 'E'. A assertiva II da questão é verdadeira, como pode ser visto no trecho entre as linhas 10-16: "Enfiaram corajosamente a cabeça num vespeiro, e esse vespeiro está na premissa que sustentam: não existe o livre-arbítrio.” Existem três novos livros revolucionários. O neurocientista David Eagleman assina ‘The Secret Lives of the Brain’, o ateísta Sam Harris lançou ‘Free Will’ e o papa da neurociência, Michael Gazzaniga, escancarou a