Análise sobre a realização dos verbos.
Lorena da Silva
Willias Cruz
Resumo: Com base nos conhecimento adquiridos a respeito dos verbos e como eles se manifestam tanto em modo quanto em tempo no contexto semântico da frase, este trabalho buscou compreender como as crianças do 3º (terceiro) e 5º (quinto) do ensino fundamental da Escola SESI-Altamira vêm utilizando/empregando os verbos de direção/movimento na escrita, isto é, nos aspectos sintáticos e semânticos da frase,
Palavras-Chaves: língua, ensino, verbos, escrita.
INTRODUÇÃO
A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança, e, na maioria das vezes, é efetuada explicitamente pelos pais através de instruções verbais durante atividades diárias, assim como através de histórias que expressam valores culturais. A socialização através da linguagem pode ocorrer também de forma implícita, por meio de participação em interações verbais que têm marcações sutis de papéis e status.
Desta forma, através da linguagem a criança tem acesso, antes mesmo de aprender a falar, a valores, crenças e regras, adquirindo os conhecimentos de sua cultura. À medida que a criança se desenvolve, seu sistema sensorial - incluindo a visão e audição - se torna mais refinado e ela alcança um nível lingüístico e cognitivo mais elevado, enquanto seu campo de socialização se estende, principalmente quando ela entra para a escola e tem maior oportunidade de interagir.
É com vista nesse processo de aquisição da linguagem na criança que este trabalho irá enfatizar em primeira instancia o estudo da realização dos verbos de direção/movimento no terceiro e quinto ano das series iniciais na escola SESI – Altamira.
Contudo, para darmos inicio ao estudo da realização destes verbos, iremos fazer uma breve contextualização a respeito do processo de aquisição da linguagem na criança, e uma analise do estudo do verbo numa