RELAÇÃO DE CAUSA, EFEITO E PREVENÇÃO DA SARCOPENIA EM IDOSOS
JOTA, Matheus Teixeira a
PAOLUCCI, Alexandre b
a Aluno do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). b Docente do Curso de Graduação em Educação Física da UFMG. Mestre em Ciência do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Endereço para correspondência: matheusjota@yahoo.com.br
Resumo A sarcopenia caracteriza-se pelo decréscimo progressivo da área de secção transversa e da força muscular inerente ao processo senil, causando uma maior dependência e incapacidade funcional desta população. Neste sentido, faz-se necessário uma melhoria na qualidade de vida da população idosa, uma vez que esta doença é considerada um problema de saúde pública. Desta forma, o presente estudo visa, por meio de revisão literária, analisar a relação de causa, efeito e prevenção da sarcopenia em idosos. Foram analisados artigos relacionados através do buscador de pesquisa Google, nos bancos de dados PubMed/MedLine, SciELO, nas principais revistas de saúde encontradas em sites de periódicos e em livros de acervo pessoal e da Biblioteca da UFMG. Diversos autores definem a sarcopenia como uma doença de causas multifatoriais, sendo o principal fator a inatividade física e, consequentemente, expondo-os a maiores riscos de quedas, fraturas, hospitalização recorrente e até mesmo mortalidade. Apesar de diversos métodos de tratamento e prevenção serem apresentados, a atividade física mostra-se como o mais efetivo dentre todos os disponíveis na atualidade. Baseado nas conclusões de estudos na literatura, sugere-se que a prevenção, principalmente através do treino de força, é o recurso mais utilizado no combate à sarcopenia.
Palavras-chave: Atividade Física, Idosos, Prevenção, Sarcopenia.
Introdução
Nota-se atualmente uma mudança na dinâmica demográfica mundial devido ao progressivo aumento de idosos na população, inclusive no Brasil. Por conseguinte, doenças crônicas