RELATO 03
DISCIPLINA: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II
PROF. LUIZ CARLOS A. DE A. FONTES
RELATO DA EXPERIÊNCIA
TÍTULO DA EXPERIÊNCIA: M.C. U – TRANSMISSÃO DO MOVIMENTO.
ALUNO: JOSIMAR MATOS DOS SANTOS
SALVADOR/BA – 2015.2
DISCIPLINA: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II
TURMA: 60.02.00
PROFESSOR: LUIS CARLOS A. DE A. FONTES
INTRODUÇÃO
Em nosso cotidiano, é muito comum observarmos a transmissão de movimento circular uniforme entre rodas. Um exemplo é a bicicleta, onde essa transmissão ocorre entre rodas dentadas (coroa e catraca) através de uma corrente. Existe duas maneiras básicas de transmitir movimento circular uniforme entre duas rodas: por contato direto e por correia (ou corrente).
OBJETIVOS GERAIS
Os objetivos do ensaio é a aplicação da teoria das falhas experimentais avaliando o período médio de rotação e o desvio padrão. Contar a frequência de rotação, a velocidade linear em diferentes raios de giro. Relacionar grandezas lineares e angulares, gerando a suas velocidades e finalizar sobre o experimento, indicando escolhas para diminuir erros experimentais.
MÉTODO EXPERIMENTAL
Para realizar o experimento foi utilizado o Aparelho rotativo Canquerine, onde foi utilizado 01 tripé, fonte cc de 12 volts, 02 conectores banana, 01 cronômetro, 01 régua graduada milimetrada, 01 fita adesiva e 01 chave liga/desliga.
* Foi grudado um adesivo instituindo os pontos A e B na faixa preta da circunferência e medido com a régua graduada dos pontos ao centro do raio.
* Ligando o aparelho e estabelecido uma rotação onde fosse possível a medição do tempo em relação à quantidade de voltas, sendo assim contou se em 10 voltas por período para mediar o tempo necessário.
* Segue na tabela abaixo os valores encontrados no ensaio:
Foi utilizado o paquímetro para medir o diâmetro apropriado ás polias que toleram a transmissão M.C.U, registrando os valores nas