artigo raça e cor
RESUMO: A proposta de estudo do seguinte artigo é discutir sobre a difícil trajetória do negro na sociedade brasileira por conta da escravidão a que foram submetidos, desde o Brasil colônia até os dias atuais. Analisar o que foi o processo de abolição para os negros e como se deu a ideologia racial, a teoria do branqueamento e o mito da democracia racial, os grandes responsáveis pela exclusão social do negro depois da abolição, focando nas conseqüências que todas essas ideologias trouxeram para a difícil inserção do negro nos diversos campos sociais e mais especificamente no sistema educacional.
PALAVRAS – CHAVE: Negro, discriminação, preconceito, sociedade, educação.
1. Introdução
Hoje na sociedade brasileira as diferenças raciais são responsáveis pela grande desigualdade presente em vários aspectos da vida social de negros e brancos. É visível que o negro é quem nessa historia esta na pior situação. Foram eles que por meio de um sistema de trabalho escravo, onde eram explorados e excluídos pela sociedade, que mais contribuíram para a construção da economia do país.
O objetivo do presente trabalho é analisar a situação do negro brasileiro na sociedade desde o Brasil colônia até os dias atuais. Verificar quais as conseqüências do passado de exploração para a inserção do negro na sociedade, principalmente na esfera educacional, já que a educação se mostra uma arma poderosa contra a discriminação e a desigualdade social e responsável pelo processo de socialização do individuo e pela construção da sua identidade.
Aquilo que fazemos, individualmente ou em grupo, exprime em larga medida aquilo que pensamos de nos mesmos e do outro. Nesse cenário a escola se torna, inevitavelmente, um lugar privilegiado que reflete através de diferentes perspectivas, o rico e