Análise estilística de tirinhas
INSTITURO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
ANÁLISE ESTILÍSTICA
DOS GÊNEROS CHARGE E TIRINHA
ANDERSON RONALD MARQUES BARREIROS
LETRAS – 5° PERÍODO
BELO HORIZONTE
2013
ANÁLISE ESTILÍSTICA DOS GÊNEROS CHARGE E TIRINHAS
Segundo Sílvio Elias, o estilo é o uso individual dos recursos expressivos da língua para conseguir obter, dentro das possibilidades linguísticas, o máximo de efeito dessa expressividade, apresentando um caráter mais descritivo-interpretativo, sem considerações de natureza normativa. Com base nessa linha de raciocínio, será, aqui, feita uma breve análise de charges e tirinhas retiradas de um jornal popular.
Na primeira charge, onde a figura do Papa Bento XVI é colocada ao lado de um botijão de gás, o cartunista Duke, utiliza da metáfora para ironizar a renúncia do pontífice ao posto mais alto da Igreja Católica com a alegação de que não tem condições de continuar seu papado por problemas de saúde, logo após o seu mordomo pessoal retirar de seus aposentos documentos comprometedores. Duke coloca o verbo “vazar” (gíria no sentido de sair do posto que ocupa) em um paralelo com o verbo “vazar” (sentido de vazamento de gás do botijão) fazendo com que leitor identifique o duplo sentido deste verbo nesse contexto, causando a expressão da ironia.
Já na segunda charge, utilizando também da metáfora para criar humor, ele, novamente com um tema católico, trás a ambiguidade do verbo “dar” para causar o efeito desejado na construção da expressão “dar pra um bom padre” (sentido de ser um bom padre) e “dar pra um bom padre” (sentido de ter relações sexuais com um bom padre), remetendo ao sentido do título do texto “Pedofilia na igreja”, fato esse que vem escandalizando e denegrindo a conduta de alguns religiosos.
Na terceira charge, de autoria do é utilizado o hipérbato alterando a estrutura da oração e a ambiguidade da palavra “pedras” (sentido real do mineral) para compor uma ironia, que no contexto da