Quest Es De Sem Ntica E Pragm Tica
Por Patricia Giannasi Fiais em Quarta, 3 de dezembro de 2014 às 13:30
Questões de Semântica e Pragmática
1- Cada tirinha do Níquel Naúsea surpreende o leitor por não empregar determinados termos no sentido conotativo, exceto uma tirinha. Qual? R: E – Se meu pai estivesse na Sibéria eu não estaria estudando. Estudando hein filho? É, geografia !!
2- Em análise sêmica, a alternativa correta é:
R: C- os lexemas poltrona, cadeira e sofá têm os mesmos semas, exceto o sema material rígido contido apenas em cadeira e o sema para uma pessoa, no caso do sofá.
3- Leia as sentenças seguintes e assinale a alternativa que melhor representa a pressuposição.
R: D- Na sentença I, a pressuposição é: A pessoa era acostumada a ir à Lapa.
4- Para a semântica formal, quando alguém enuncia uma sentença, nós sabemos em que situações a sentença seria verdadeira. Essa relação da referência a situações externas à língua sugere que os significados estão, de alguma forma, ligados ao mundo. Diante dessa concepção, dissemos que as sentenças seguintes são V (verdadeiras) ou F (falsas) com base no mapa: R: D- Somente a sentença III é falsa ( Para se chegar a rua Roma)
5- Verifique na tira o fenômeno semântico ocorrido: Olá, eu sou o Ran.
R: A: Polissemia, uma vez que a palavra “rede” assume dois significados no texto:: lugar de descanso e ferramenta virtual.O humor da tirinha consiste no emprego polissêmico da palavra rede. O leitor tem a fala da personagem que leva o leitor a entender até o último quadrinho que se trata do mundo da Informática, mas o visual mostra a peça de descanso.
6- A seguir temos a poesia concreta “poema Bomba”, de Augusto de Campos. Leia os tópicos e assinale a alternativa correta.
R: Estão corretos os tópicos I e II- Os significantes b/o/m/b/a , estão dispostos juntamente com p/o/e/m/a, formando uma explosão com letras, se expandindo a partir de um centro. II-a disposição das letras produz a impressão de bomba explodindo em