Implantação de gerenciamento de projetos
Gerenciamento de Projetos e Obras.
(escritório de projetos e obras residenciais)
No escritório, funcionam as partes de projetos e administração, elaborando todos os projetos para a construção de residências que abrangem os projetos Arquitetônicos, Estruturais, Elétricos, Topográficos e Hidros sanitários. Assim como a aprovação dos mesmos junto aos órgãos competentes.
Na parte administrativa do escritório, se faz o gerenciamento da obra, com a contratação da mão de obra, e toda a compra de material, juntamente com os fiscais da obra que visitam a obra e geram relatórios para acompanhamento da mesma, que ainda engloba as partes de pagamentos, faturamentos, compras, transportes e almoxarifado.
Contanto com um responsável para área de projeto, como o Gerente de Projeto, que contrata os projetos, assim como conforme a necessidade laudos, estudos e licenças especiais. Tendo a sua disponibilização dois técnicos, um da área de Civil e outro da área de Energia, para conferencia, e orçamentos.
A esse gerente também cabe a elaboração do planejamento da obra, que é o ponto de partida para um bom andamento do trabalho de todos no escritório, pois trabalharam melhor quando estão dentro do prazo, e sempre mantendo as informações atualizadas, para que se tenha um banco de dados confiável e não ser pego de surpresa com alguma etapa da obra.
Na parte administrativa responde outro Gerente, e ainda se divide em mais dois setores, sendo o primeiro responsável pelo controle contábil das obras e do escritório, e outro com a responsabilidade técnica para acompanhamento da obra junto à empreiteira e contratação de serviços específicos, que ficaram de fora do escopo da empreiteira.
Para a contabilidade cabe o controle dos faturamentos, e pagamento de fornecedores (gastos diretos), e demais gastos (gastos indiretos).
quarta-feira, 30 de novembro de 2011