artigo Processos comércio
A abordagem da gestão por processos é um tema que auxilia o desempenho das empresas em diversas etapas de seu desenvolvimento, a correta utilização da estrutura e do mapeamento dos processos, trazem inúmeras vantagens competitivas para empresa, identificando gargalos ou pontos críticos e reorganizando suas operações.
Portanto o foco deste artigo é mapear e identificar os processos críticos da empresa Super, e reestrutura-los a partir da identificação de perdas identificadas em cada processo.
Este estudo justifica-se, pois a correta gestão e organização dos processos de uma empresa se mostram ao longo do tempo, como uma importante maneira de aprimorar os resultados de todas as operações da organização. Segundo Harrington (1993), o verdadeiro resultado em uma empresa surge com a aplicação de técnicas de controle de produção e realimentação de todas as atividades principais do negócio, considerando a empresa como um grande processo complexo que contém vários outros subprocessos.
Para Davenport (1994) entre as diversas razões operacionais pelas quais as empresas optam pela reengenharia de seus processos, a grande maioria está relacionada à necessidade de melhorar o desempenho financeiro. A redução de custos dos processos traduz-se diretamente nesse objetivo. Até mesmo objetivos operacionais, que englobam a distribuição de tarefas e poderes aos trabalhadores, estão voltados para a melhoria financeira, tendo como base que trabalhadores satisfeitos serão mais produtivos.
Já Hammer (1997) diz que a maioria dos problemas que atingem as empresas são problemas de processos, já que o atraso na obtenção de resultados e a improdutividade, não se dão pelo fato das pessoas em si, realizarem suas tarefas de maneira lenta ou ineficiente, mas sim porque algumas pessoas na empresa realizam tarefas que não são necessárias para a obtenção do resultado desejado.
A empresa objeto de análise deste trabalho, Super, é uma empresa de gestão familiar de pequeno e médio porte,