Artigo: Prejuízos que a violência infantil traz na aprendizagem
Alessandra O.B.
Orientador: Moacir Alves de Faria
RESUMO
Este trabalho busca estudar um tema muito importante em âmbito escolar, que é a violência contra criança e adolescente e os efeitos que isso provoca à aprendizagem escolar. A observação que temos feito é de que precisa de intervenção da escola para resultar numa mudança maior. Esta pesquisa foi então, desenvolvida a partir da necessidade de se promover uma investigação sobre o tema e conhecer os diferentes conceitos de violência, em especial, investigar sua compreensão e o valor que atribuem toda forma de violência. Julgamos importante a implementação de estratégias urgentes, incluídas no projeto político pedagógico e elaboradas a partir do diálogo entre os segmentos que participam de sua formulação e interpretação. Entendemos que, para se representar esta questão é necessária a participação coletiva, pois se trata de um problema amplo e de solução complexa, que tem repercussões não só na área educacional, mas também para toda sociedade.
Palavras-chave: violência infantil, família e escola.
.
Introdução
Uma das principais características deste trabalho é expor o tema violência infantil e os prejuízos que traz à aprendizagem, fazendo uma reflexão para compreender como é possível a escola e o professor contribuírem para diminuição e prevenção da violência.
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil promulgada em 1984, e mais tarde na legislação específica dos Direitos da Criança e do Adolescente, o ECA, Lei 8.069/90. Iniciamos por perguntar: O que fazer sobre o assunto? Quais são os sinais? Como evitar?
Buscamos analisaremos as diversas formas de violência e compreender de que maneira a violência infantil pode ser prevenida e evitada. Pretende-se com este trabalho, fazer uma breve reflexão sobre o papel da família e da escola, e como a violência se instala na sociedade.
É de