bullying
2.1. Fundamentação teórica dirigida aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
BullyingCada vez mais notícias sobre jovens que são torturados, humilhados e discriminados por colegas em ambientes escolares são vinculados através do jornal, televisão, internet, etc.., como combater esta violência que cada vez mais se alastra dentro das escolas, fatos como estes estão se tornando um grande desafio para os educadores, mas o mais assustador é que os mesmos atingem todas as classes sociais, tanto da escola pública, particulares. Até mesmo a nível acadêmico, se houve tamanhas barbaridades. O que mais preocupa e que há evidências concretas de agressões e discriminações já nas séries iniciais. De onde vem tanta violência, discriminação e preconceito? Que medidas devem ser tomadas para combater tais agressividades, físicas, morais e constrangedoras?
Temos plena ciência que os jovens às vezes extrapolam em suas brincadeiras, quando debocham dos professores, criam intrigas entre os colegas, desenham e escrevem frases mentirosas contra possíveis rivais ou seus desafetos dentro da escola, difamações contra as meninas que não lhe dão determinada atenção e vice versa.
Tal comportamento não é novo, mas a maneira como vem sendo analisado por alguns estudiosos faz com que estás provocações e situações sejam vistas como forma de violência, por que sua principal característica é à agressão, física, moral, preconceituosa e intimidatória se tornando repetitiva sem nenhum motivo específico, numa relação desigual de poder, por que geralmente o oponente não reage às agressões. Situações humilhantes como estas fazem com o aluno comece a ter problemas de baixo aproveitamento no seu rendimento escolar.
Este comportamento ganhou o nome Bulliyng (termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencional e repetida, praticada por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo acontecem