artigo poluição da água
Poluição da Água
Tema Específico:
Água e tratamento: duas faces da mesma moeda.
Palavra-Chave:
Água, meio ambiente, poluição.
Resumo:
Este artigo discute de maneira geral a poluição do meio ambiente e, mais especificamente, a das águas. Apresenta as várias formas de poluição que afetam as nossas reservas de água, exemplos de minimização de rejeitos das tecnologias disponíveis para o tratamento de efluentes.
Introdução:
Poluição é uma palavra com muitos significados: alguns técnicos, outros emocionais; uns rigorosos, outros flexíveis. Pode-se definir poluição como 'matéria no lugar errado'; ela ocorre quando há excesso de uma substância gerada pela atividade humana, no sítio ambiental errado.Esse tipo de definição, embora não seja adequada para uma análise científica rigorosa, nos permite a discussão de uma série de pontos de vital importância.
Manter a qualidade das nossas poucas reservas de água, além de não desperdiçá-las, é uma questão urgente se quisermos garantir a nossa sobrevivência neste planeta.
Desenvolvimento:
A água representa cerca de 70% da massa do corpo humano.Um ser humano com aproximadamente 70 kg de massa corporal precisa ingerir diariamente cerca de dois a quatro litros de água. Podemos sobreviver 50 dias sem comer, mas, em média, morremos após quatro dias sem água.
O segundo fator é que os lençóis subterrâneos, os lagos, os rios, os mares e os oceanos são o destino final de todo poluente solúvel em água que tenha sido lançado no ar ou no solo. Assim, além dos poluentes já lançados nos corpos receptores, as águas ainda sofrem o aporte de outros poluentes vindos da atmosfera e da litosfera.
A água doce disponível para as atividades humanas é encontrada em quantidades reduzidas.Apenas cerca de 0,3% é constituído de água doce facilmente utilizável. Levandose em conta que cerca de 67% da água doce que retiramos do meio ambiente é utilizada na irrigação e 23% em outras necessidades da agricultura, resta apenas aproximadamente
10% da água