Artigo Nope
José Luiz Martins DURÇO Júnior
E-mail: jose.durco@gmail.com
NOPE – Noções de Operações Especiais
Resumo
Este artigo tem por objetivo descrever o BOPE - batalhão de operações especiais e a sua atuação na operação petardo; compreender a dinâmica do funcionamento de atendimento de ocorrências que envolvam suspeição, localização ou explosão de substâncias explosivas. Palavras-chave: BOPE, operação petardo, substâncias explosivas.
Abstract
This article aims to describe the BOPE - battalion of special operations and their influence on the petard operation; understand the dynamics of occurrences of service operation involving suspicion, location or explosion of explosive substances.
Key words: BOPE, operation petardo, explosive substances.
Introdução De acordo com (WIKIPEDIA, 2015), o BOPE foi criado para atender a demanda no policiamento no Distrito Federal, devido ao crescimento rápido do DF, a criminalidade cada vez aumentava mais. Antes de se chamar BOPE, em 1971, era a Companhia de Operações Especiais,e já pertencia a estrutura da PMDF, porém 10 anos depois teve seu nome mudado para Companhia de Polícia de Choque, e finalmente em 1999, por um decreto assinado pelo então Governador, a CPChoque passou a se chamar Batalhão de Operações Especiais.
A partir de mudanças na estrutura operacional da Polícia Militar do Distrito Federal em 2010, o BOPE não tem mais na sua estrutura a Companhia de Controle de Distúrbios Civis (CCDC), Companhia de Policiamento com cães (CPCães), e a Companhia de PATAMO. Já as outras companhias se tornaram independentes do batalhão, o CCDC agora é o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e dentro de sua estrutura conta com a Cia. PATAMO e a CPCães é o Batalhão de Policiamento com cães (BPCães).
Hoje o BOPE conta com um efetivo de aproximadamente 120 homens, e desempenha o papel de Operações Especiais da PMDF. 1 Atribuições
O BOPE é hoje um dos mais modernos e avançados grupos de Operações Especiais do país,