Artigo Nata O
A natação é conhecida desde tempos pré-históricos, o registro mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. As referências escritas remontam a 2000 a. C. A natação de competição na Europa começou por volta do ano de 1800, na sua maioria utilizando o estilo bruços. Posteriormente em 1873 John Arthur Trudgen, apresentou o estilo Trudgen, após ter copiado o estilo Crawl usado pelos Índios Nativos Norte americanos, criando uma ligeira variante do mesmo. Em 1896 fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna , em Atenas . Finalmente em 1902 Richard Cavill introduziu o crawl e em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA). O estilo mariposa foi desenvolvida na década de 1930, que no início surgiu como uma variante do estilo de bruços, até que foi aceite como um estilo distinto, em 1952.
Benefícios
Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes trazendo ótimos benefícios para o organismo, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios, também é a única atividade física indicada para menores de 3 anos.
Veja alguns benefícios deste esporte:
- Melhora a postura, alongando e fortalecendo toda a musculatura;
- Aumenta a capacidade respiratória;
- Aumenta a resistência do organismo;
- Ajuda na prevenção e recuperação de algumas doenças, como hipertensão, asma, bronquite, problemas ortopédicos…;
- Ativa o sistema neuro-muscular;
- Relaxa e combate o stress.
A natação não pode ser considerada simplesmente um esporte. Ela também está relacionada com a saúde. A natação para crianças asmáticas ou com bronquite, quando bem orientadas, é importante para a melhora da doença. Também é uma boa opção de atividade física para gestantes, sendo que água facilita a atividade física porque reduz a dificuldade do peso extra adquirido na gravidez. Durante a gravidez melhora