Artigo - Locação de Obra
GUSTAVO MONTEIRO1
RODRIGO BATTISTI2
1Acadêmico da faculdade de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
2Acadêmico da faculdade de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PORTO ALEGRE, 2013.
RESUMO
Objetivo: Estudo de caso de locação de obras, através de pesquisa aplicada de natureza exploratória do método de locação do curral, realizada em espaço reservado no canteiro de obras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Método de pesquisa / abordagens: método indutivo para resolução do referencial teórico para as ações de campo; método fenomenológico para a aplicação prática em si. Método dedutivo para redação do artigo. Abordagem quantitativa. Resultados: espera-se uma execução de locação que possibilite a posterior execução da obra. Também foi obtido um modelo de redação de artigos. Conclusões / contribuições: Aferição conseqüente das vantagens e desvantagens do método do curral para locação de obras. O artigo também servirá como elaboração e aplicação de um modelo de artigo para periódicos.
Palavras-chave: Locação de obras. Método do Curral. Formatação de artigos.
1 INTRODUÇÃO
A locação de uma obra, embora seja uma das etapas mais baratas desta, é uma das mais determinantes para o sucesso futuro do restante da execução dela. Uma locação de obra bem executada acaba por determinar corretamente o posicionamento da execução de absolutamente todos os seus serviços futuros. Logo, a importância de uma locação bem feita é essencial para evitar quaisquer contratempos no restante do andamento da obra.
Para tomada de exemplo, em obras de alvenaria estrutural, a locação dos blocos chave é a primeira etapa de execução do assentamento das fiadas de blocos, e a posição destes blocos deve estar determinada precisamente, já que as tolerâncias para ajustes de posicionamento dos blocos em um projeto de alvenaria estrutural