a origem da filosofia
Unidade 1 A filosofia
Capitulo 1:
- A origem da filosofia
Sobre a palavra filosofia: Originada na Grécia, composta por duas outras: Philo (amizade) e Sophia (sabedoria). Portando, filosofia significa amizade pelo saber.
Inventada pelo sophós (filosofo): Pitágoras de Samos ao afirmar que um filósofo é movido pelo desejo de observar, questionar, julgar, avaliar as coisas e pessoas, e sendo movido pelo desejo de saber.
O surgimento da filosofia acarretou em diversas mudanças na forma de pensar dos seres humanos. Quando os pensadores gregos se deram conta de que a verdade do mundo poderia ser revelada, adotaram a pratica de raciocínio e descobriram que pela linguagem os conhecimentos verdadeiros podem ser transmitidos e ensinados a todos.
- O legado da filosofia grega para o mundo Ocidente europeu
A filosofia é uma instituição cultural tipicamente grega, que após a expansão europeia, conhecida pelo processo de colonização das Américas, veio a se tornar o modo de pensar e de se manifestar da chamada cultura europeia ocidental. Ao dizer que a filosofia seja tipicamente grega, não implica em dizer que os outros povos não tivessem desenvolvido pensamentos, ou seja, a busca pela verdade.
Características que os gregos chamam de filosofia:
1. Tendência à racionalidade, razão humana ou pensamento é a condição de todo conhecimento pleno e verdadeiro.
2. Rejeição de explicações preestabelecidas, para cada fato exigi- se que seja encontrada uma explicação racional.
3. Tendência à argumentação e ao debate com o objetivo de oferecer respostas conclusivas, e de fato seja provada racionalmente em conformidade com as regras do pensamento verdadeiro.
4. Capacidade de generalização, ou seja, de mostrar que uma explicação vale para muitas outras coisas diferentes. Essa capacidade racional chama-se síntese “das partes para o todo”.
5. Capacidade