Artigo Lideran A FINAL
Professora: Elisabete Stradiotto Siqueira
Período: 3°
Alunos:
-Pablo Augusto Pedrosa Rangel Pereira
-René Bezerra
-Leonardo Maia
-Máximo Batista
-Allan Ribeiro
Mossoró, RN, 29 de junho de 2011
Sumário:
1.0 – Introdução
2.0 – Referencial Teórico
3.0 – Procedimento Metodológico
4.0 – Análise dos dados
5.0 - Conclusão
Introdução
Este artigo fará uma análise sobre o conceito de liderança, através de uma abordagem comparativa e com base na visão de alguns autores. Abordará, ainda, outros conceitos que se relacionam com a temática, como poder, cooperação, motivação e fatores estruturais, construindo, pois, um Referencial Teórico. Poderemos observar, na prática, o sustento das teorias avaliadas, através de algumas entrevistas feitas com trabalhadores de uma grande empresa privada mossoroense, as quais relatam o procedimento de produção, as reuniões organizacionais e a relação entre os lideres e liderados. Dessarte, haverá a análise dos dados obtidos e será feito um paralelo entre a teoria e a prática perante todo o comando e controle existente no ramo da Administração.
Referencial Teórico
O texto fará uma abordagem comparativa sobre o conceito de liderança, levando em consideração a visão de alguns autores. Abordará ainda intercaladamente outros conceitos, como por exemplo, poder, motivação, entre outros, uma vez que estes se relacionam diretamente com o assunto.
Como gestores, temos a tendência de procurar meios para solucionar situações complexas, que resolvam problemas e que nos façam economizar tempo, e o líder assim o faz. Por isso, a liderança, que tem na figura do líder o seu vetor, é tema importante em toda e qualquer empresa. Assim, na definição de Hersey ; Blanchard, (1986, p. 4)
“a liderança ocorre sempre que alguém procura influenciar o comportamento de algum indivíduo ou de um grupo, qualquer que seja a finalidade. Pode ser exercida visando objetivos pessoais ou objetivos de terceiros, que podem ser