Artigo De GP I REVISADO E COMPLETO
Domingos Sávio Saraiva Vieira1
Francisco Joaquim Fernandes Neto
Marcos Huendson Alves da Cunha
Pablo Augusto Pedrosa Rangel Pereira
Inácia Girlene Amaral2
Introdução
Na atualidade, com o avanço tecnológico e com surgimentos de novas empresas, faz-se necessária, por parte das empresas, uma busca constante de inovações e planejamentos que lhes assegurem uma vantagem competitiva no mercado onde estão inseridas.
Ter bons candidatos e selecionar os melhores. Missão essa adotada por empresas de qualquer ramo, mas que acaba sendo muito mais difícil do que parece. As exigências do mercado só crescem, assim como a competitividade e a incessante busca por superávit mercantil, tudo apoiado no mundo deveras capitalista em que vivemos. Em nosso artigo, abordaremos o ponto-chave de todo o processo de escolha de trabalhadores, que é o "recrutamento de pessoas"; atuaremos, especificamente, na parte da terceirização.
“Recrutamento é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego”. (Milkovich e Boudreau, 2000, p.162). Primeiramente, deve-se fazer uma pesquisa de campo, com o objetivo de avaliar onde anunciar, para que a organização atraia o tipo de candidato que ela realmente pretende, dentro de um recrutamento externo. Com o passar do tempo, a empresa também poderá simplesmente remanejar seus funcionários, o que é o recrutamento interno. A marca de ambos é o aperfeiçoamento, pois é aí que será medido o grau de capacidade do candidato para participar da empresa, suas vantagens e desvantagens, dentro de uma avaliação, a qual também será estudada minuciosamente em nosso artigo.
Algumas fontes de recrutamento podem ser: apresentação espontânea, através de funcionários, intercâmbios com outras companhias, escolas, associações científicas e de ex-alunos, classificados em