Artigo De Marketing OFICIAL
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS - DACS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: MARKETING II
PROFESSORA: YAKARA VASCONCELOS
Influência do Marketing de Serviços, na rentabilidade de Pequenas e médias Empresas.
Membros da equipe
Alisson Lima
Allan Rubens
Pablo Augusto
Pedro Arthur
Rafael Ramon
Mossoró – RN
2012
1 Introdução O crescimento mercantil tem sido marca da sociedade capitalista em que vivemos, nesta, estão inseridas inúmeras empresas que buscam obter uma vantagem competitiva; tal vantagem, para ser obtida, deve passar por um processo de construção sustentável (Buss et al., 2000; Chequer Neto, 2000; Farias et al., 2000; Heskett et al., 1997; Trez e Luce, 2000, 2001), principalmente no que tange o relacionamento com o cliente.
O processo de construção sustentável tem a chave na criação de estratégias que possam superar as da concorrência, é quando se torna importante o estudo minucioso da influência das instalações físicas do ambiente de serviços nos processos de compra e consumo de qualquer estabelecimento. A idéia de ser agradável e funcional deveria constar na pauta de qualquer empresa, a qual teria, por obrigação, de estudar seu espaço de atuação e entender os pontos positivos e negativos que este pode gerar. O sistema de marketing deve ser capaz de oferecer, como um benefício em si mesmo, ambientes agradáveis e funcionais, nos quais os consumidores possam movimentar-se e sentir-se bem (Carvalho e Motta, 2000; Motta, 2000; Wilkie e Moore, 1999), posto que o cenário da empresa tem influência no processo de compra dos clientes, complementando suas necessidades.
Segundo TÉBOUL, 1999, “Estamos todos nos serviços hoje em dia, e no futuro estaremos bem mais. Estamos numa sociedade de serviços, conseqüência inevitável do grau elevado de personalização e de interação dentro de um meio desregulamentado e competitivo, onde os consumidores tornam-se