Marketing de Guerrilha X Marketing de Emboscada
1- Introdução
A seguir, serão abordados e explicados dois tipos de marketing que atualmente estão sendo bastante utilizados pelas empresas e marcas com a tentativa de se promover, que são o Marketing de Guerrilha e o Marketing de Emboscada.
Enquanto o marketing tradicional se utiliza de meios convencionais para fazer propaganda, como anúncios no rádio, TV ou mídia impressa, o Marketing de Guerrilha e o Marketing de Emboscada usam outras ferramentas igualmente eficazes, mas que as vezes têm custo muito mais baixo e surpreendem os clientes.
2- Conceitos Fundamentais
O Marketing de Guerrilha foi descrito pela primeira vez em 1982, por Jay Conrad Levinson, em seu livro homônimo, tendo como inspiração a guerrilha bélica. Levinson adaptou os conceitos e práticas da guerrilha bélica para o mundo dos negócios, a fim de mostrar que pequenas empresas podem e devem adotar táticas alternativas de marketing para sobreviver nos mercados atuais ou mesmo competir com concorrentes maiores.
De forma geral, considera-se marketing de emboscada toda publicidade paralela que evoque, esteja relacionada ou de alguma forma associada a eventos (esportivos, no caso em questão) sem a devida autorização dos realizadores.
3- Marketing de Guerrilha
O Marketing de Guerrilha é um marketing em que com poucos custos obtêm-se grandes resultados, ou seja, você não precisa fazer um investimento alto para obter um bom resultado, basta inovar. Este tipo de marketing é utilizado mais pelas pequenas e médias empresas com o propósito de combater as grandes marcas.
No marketing de Guerrilha é possível desenvolver campanhas e ações publicitárias, criativas e inovadoras, sem investir muito dinheiro, basta mostrar criatividade, planejamento prévio e ousadia para surpreender, isso podem transformar o simples em algo muito mais eficiente e lucrativo.
O grande diferencial do Marketing de Guerrilha é que o ato que está acontecendo não pode parecer uma